sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Uma pequena amostra de ambientação

Existe um pré-conceito entre os profissionais que projetam edificações, como dizem com o peito estufado: Eu faço Arquitetura. (devo esclarecer que o ponto final é sonoramente pronunciado) e os que fazem Arquitetura de Interiores (que de fato ficam mais conhecidos, pois adoram uma coluna social e uma revistinha).

Particularmente, acho uma grande besteira essa diferenciação. É lógico que todos temos as nossas preferências, mas é inegável que fazer o "diferente" constrói masi conhecimento e abre e sensibliza seus conceitos.

Dito isso, explico que gosto muito de design de interiores, mas é um mercado difícil, onde o arquiteto tem que estimular seu lado social com maior frequência e nem sempre (aliás, na maioria das vezes) os melhores não são reconhecidos.

O público, em geral, está "antenado"com o que é veiculado nas novelas ou nas revistas especializadas, e no fim, leva o mérito quem projeta o que está rigorosamente na moda. Quem projeta à luz da boa técnica, levando em consideração preceitos básicos de conforto, harmonia, durabilidade, economia, psicologia ambiental e racionalização de recursos, muitas vezes é suplantado pelas "casinhas de boneca" do momento.

E por quê você não publica algo que fizeste na área?

Vou tentar, mas entendam que não gosto de bater fotos internas dos espaços, principalmente, residências. Acho que é abusar da boa vontade e privacidade das pessoas.

Portanto as fotos que posto a seguir foram feitas durante as obras, com celular (portanto de baixa qualidade) e não identificarei os proprietários.



Nenhum comentário: